Manipulação? Isso existe?

Do latim manipulare, manipulação nada mais é que o ato ou efeito de manipular, ou seja, forjar ações diversas comuns baseadas no senso individual. Às vezes ficamos nos perguntando, será que somos manipulados? às vezes não, mas muitas vezes sim, de uma forma ou de outra... Por que será que tiririca fez muito sucesso em sua época? será que ele era bom compositor ou tinha o jabá e a manipulação da mídia a seu favor? E o padre Fábio de Melo? homem que vendeu 500.000 cópias, coisa que muito músico conceitudo não consegue nos dias de hoje... Será que ele vendeu por talento ou pela força que a igreja tem sobre os fiéis que preferem comprar a palavra de D(eu)s dentro de um CD (nada contra, o que importa é a fé). O que está em questão é a manipulação, e aí? o que acham sobre ela? ela tem mesmo fundamentos concretos? fica a pergunta... Veja este vídeo e perceba que muitas vezes a manipulação é corriqueira, mas ela se edifica.

PS:Feliz 2009 pra todos, muita bonança e idéias em ação ...

7 Reagiram:

Murilo Rangel disse...

animal kara!!!

manipula quem pode, é manipulado quem não tem juízo.

FreakDehco disse...

Muito bom como sempre, admiro suas palavras!

Com toda certeza somos manipulados, em tudo e por tudo. E isso vem de muito tempo!


Ps: Se escreve Deu$ ;) hasuihdaishi

Unknown disse...

Manoo!
Muiito massa a vinheta do dipirona!
hauahauhu...
do resto, sem palavras

Marcel Sachetti disse...

Odraude Arievilo, o sagaz homem sem hnhém nhém nhém! haha...

Sabe tudo essa galera!

Unknown disse...

Sobre o tal ‘padre’ Fábio de Mello, usado como exemplo no teu texto, tenho a seguinte opinião...

Aquilo não é postura de padre, de maneira nenhuma, os olhares, o jeito de cantar e o tom de voz em que aparece no comercial da tv, é de um sedutor, nunca de um padre.. bem diferente do Padre Marcelo, que sempre vendeu milhões de discos, também com a ajuda da mídia, mas sempre manteve sua postura de padre.
Este cara vendeu todos esses discos nem tanto pelo poder da Igreja Católica, como você destacou, mas porque as donas de casa se apaixonaram ingenuamente por esse tipo galã de novela que a mídia fabricou. Foi um golpe perfeito, elas compraram o cd seduzidas pelo “padre” acreditando que estavam apenas comprando um cd religioso sem segundas intenções: manipuladas completamente.

Odraude Arievilo disse...

-
Ótimo comentário Rafaela, mas acho que o que impulcionou o cara a gravar e o fato único de ser PADRE, ainda que galã, mas PADRE. Tenha a certeza de que se ele fosse um humano sem formação católica não teria todo esse "ibope". A som livre solta muita propaganda dele, é uma mídia forte, já o Marcelo Rossi, tem espaço na grande Globo na missa do galo, geralmente às 6h00 da madruga.

O lance em questão é que o fato dele ser padre é o grande inetismo da questão, e pra ser padre tem que se apoiar na igreja católica, afinal, em outra igreja não tem padre.

Odraude Arievilo disse...

-
A moral é a manipulação, o exemplo dele foi fraco, mas não era o foco.

Postar um comentário