O trem do DIPIRONA vem chegando...



Muito se diz a respeito sobre o que é jornalismo,
Quantas formas possui uma notícia, como deve ser passada, pra quem e por que esta notícia está sendo transmitida...
O jornalista se diz “intermediário” ou um instrumento da informação de forma imparcial, mas será que isso realmente acontece? Se os próprios jornalistas afirmam ser o 4º poder, este poder serve pra quê? Apenas transmitir fatos sem vírgulas e exclamações? Transmitir roubos e falcatruas dos nossos políticos sem nenhuma indignação?

Se jornalismo fosse imparcial o caso da menina Isabela Nardoni assassinada neste ano seria apenas comunicado e não usado como ponto de IBOPE, isto é fato. E se a contra-argumentação for usada com o argumento de que se deve separar jornalistas de Jornalistas eis que digo que o JORNALISMO é composto por JORNALISTAS.
O que será jornalismo imparcial? Será que ele existe?
Partindo do ser humano até o não intencional tem intenção e um jornalista não é nada além de um ser humano.

Como telespectador e leitor, uma boa matéria que renderá uma boa repercussão sempre está carregada de sentimentos, um exemplo disso é o Profissão Repórter da Rede Globo e até mesmo o CQC da Band, um carregado de emoção por novos jornalistas e o outro com uma inteligência cômica fantástica.
Sem perder o gancho fica no ar, o que é jornalismo? Ele tem forma? Tem de ser totalmente imparcial? Acho que a imparcialidade deve partir pelo lado “influencial” e não pelo lado de “alteridade” entre pessoas. Pra fechar, pergunte nas ruas qual o jornal que chama mais atenção, se é o Jornal Nacional ou o CQC. Não se assuste com a resposta. Nada é imparcial assim como nada é por acaso, o jornalismo deve ter vínculo com a informação e formação de opinião, desta forma se edificará o DIPIRONA que entre outras coisas trará a cura para todos os sintomas transcritos nos ruído da aparência do bom jornalismo. O Dipirona não aparentará ser bom, é precário, é novo, mas tem compromisso com a informação e formação de opinião e só pra lembrar, o jornalismo tem como base esses compromissos.
Bem-vindos terráqueos.

Aguardem, Dipirona vem aí....

10 Reagiram:

Marcel Sachetti disse...

É necessário uma visão privilegiada dos fatos, tal visão só pode ser adquirida com o inconformismo perante o patamar em que se encontram os meios de comunicação, é necessário ousadia e criatividade, é necessário mucato de isomepteno, dipirona sódica e cafeína anidra!

Anônimo disse...

Muito boa a idéia.
Não sei o que parece ser melhor: os posts, o nome ou o logo! =D

É preciso criar ao leitor uma idéia crítica, um pensamento, a análise dos fatos.

Mas não esqueçam-se do bom-humor: ele é primordial.

Sucesso ao jornalismo de esquerda e aos que fazem parte dele.

Parabéns!



Nátali.
:)

Murilo Rangel disse...

Obrigado Nátali,
são comentários assim que fazem o blog não parar, mesmo que ele tenha apenas começado a engatinhar.

Guilherme disse...

Ficou fera o blog de vocês, companheiros.
Eu, como futuro jornalista, também não estou feliz com esse jornalismo que nos é mostrado hoje. Parece que aquele "compromisso com a verdade" meio que se perdeu durate esses anos. TRansmitir uma notícia, divulgar um fato não é só ir lá e falar na frente da camera. Não, tem que ter um comprometimento, seriedade e não torna isso uma disputa pra ver quem alcança mais ibope. É por essas e outras que o jornalismo está como está.
Até eu, se me perguntarem qual eu prefiro entre CQC e JN, eu vou dizer CQC. JN pra mim já perdeu o seu brilho, sua majestade, digamos assim. Não o vejo mais como um jornal sério, mas sim comprado. Já o CQC, além de ser bem humorado, eles não têm medo de falar, não estão preocupados se vão levar um processo. Eles vão e falam, botam a boca no trombone. Tá, parei aqui senão isso vira um livro.
Hasta luego, chicos!

Juninho Xavier disse...

Por isso que o Dipirona nasceu!! Fazer a diferença entre a informação crítica real e crua!! Viemos fazer a diferença primeiramente ao nosso redor (faculdade, bairro, cidade) Mas sempre com o mesmo objetivo e compromisso!! Trabalharemos para Isso, sem medo dos contras...........

Anônimo disse...

Concordo com tudo o que foi dito, o "jornalismo" cômico do CQC é uma fusão bem sucedida de jornalistas-músicos, atores e publicitários jovens e que sempre mostraram seu conteúdo na internet, como vocês estão fazendo, boa sorte.

Apenas lembrem-se de que nenhum veículo é imparcial, até que ponto compensa esta idéia REVOLUCIONARIA, ninguem se forma para passar sua vida postando em blogs, precisamos trabalhar, até mesmo o CQC não aborda todos os temas, ou alguem asssitiu alguma coisa sobre o caso Eloá no CQC.

O trabalho de vocês é plausível e admirável, porém devemos pensar um pouco sobre até onde levaremos esta visão, ou seremos mais um boneco manipulado para manipulação!

Murilo Rangel disse...

manipulado para manipulação foi tenso hein?
Tv dipirona vem ai olê olê olá..
Tv dipirona vem ai!

Tv Dipirona - Para todos os sintomas disse...

-
Comentário muito coeso Everton, muito obrigado.

Então, toda não intecionalidade tem intenção, assim como é impossível viver em um mundo capitalista e não ser um ou pelo menos um pocuo de "um", desta mesma forma é a manipulação... todos estamos sujeitos a ela, porém, pretendemos chegar o mais próximo da formação de opinião das pessoas e é claro que fomos manipulados por algo ou até mesmo pelo CQC para fazermos isso, mas o que vale é a ideia, atradição morre e a idéia é imortal.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

.. .

Realmente, a verdade popular carece hodiernamente de tal força prometida e comprometida pelo blog de vocês.

À revelia nossa de cada dia!!

Saudades, pessoal...

Postar um comentário